Organizar

Podemos dizer que a organização e o planejamento são funções do gestor que andam de mãos dadas e que uma é consequência de outra, nem precisando ressaltar a importância que essas duas exercem....

Organização como função do gestor: é o processo de criar disposições de pessoas e recursos no trabalho, seja para uma pequena unidade ou um grande empreendimento. Um bom planejamento proporciona boas condições para a organização.
A organização bem preparada abre espaço para uma liderança e um controle de sucesso.

Para uma melhor visualização do tema, podemos abordar também alguns conceitos da organização em si:
Organizar é definir métodos de trabalho e a estrutura (organograma) da organização de forma que possa alcançar seus objetivos.

Ou também como diria Etzioni...
“As organizações são entidades sociais (ou agrupamentos de pessoas) construídas e reconstruídas de forma intencional, a fim de atingir objetivos específicos.”
(Etzioni, 1977)


Estruturas da organização:
Ao longo do tempo e dos locais em que esteve, desde que a organização surgiu ela assumiu diferentes formas. E possui quatro fases distintas.


Fase Pioneira

  • Organização familiar
  • Foco no cliente
  • Seguir os objetivos do líder
  • Improvisação


Fase de Diferenciação

  • Mudar a demanda
  • Continuar com o estilo informal?
  • Trabalho feito por profissionais
  • Divisão de tarefas

Fase Integrada

  • Preocupação social e ambiental
  • Por que estamos aqui?
  • O que o cliente necessita?
  • Trabalho em equipe
  • Planejamentos

Fase Associativa

  • O que acontece antes de mim?
  • Melhorar nossas ações
  • O futuro das organizações
  • Fase associativa x Fase integrada


Agora podemos ressaltar que organizar, em Sistemas possui os sequintes atributos:

  • É Dividir o trabalho
  • Agrupar as atividades em uma estrutura lógica
  • Designar as pessoas para sua execução
  • Alocar os recursos
  • Coordenar os esforços


Finalmente podemos dizer que as aplicações da Função Organização junto à área de TI segue os seguintes aspectos:

Área de Sistemas: Compreende a parte mais alta da TI, representada pelos Sistemas de Informação. É nessa área que verificamos os objetivos da empresa sendo atingidos. Nela devem ficar os profissionais de informática com visão de negócios, especificação, modelagem de sistemas e banco de dados, relacionamento e capacidade de antever as necessidades dos clientes e a melhor utilização dos recursos para as finalidades a que se deseja.

Área de Desenvolvimento: Também conhecida como “Fábrica de Softwares”, ficam os profissionais que vão produzir, implantar e administrar os softwares e dados necessários para composição dos sistemas da empresa.

Área de Infra-estrutura Tecnológica: Ou simplesmente Suporte, é responsável pela manutenção do ambiente computacional e atendimento aos usuários da empresa. Geralmente, é composto de: suporte técnico, gestão de equipamentos, help-desk, administração de redes e banco de dados, prospecção de novas tecnologias, homologação de softwares e resolução de problemas. Essa é uma área extremamente crítica, pois, além de ser muito visada pela parte financeira da empresa, sofre muito com o problema de atualização tecnológica.

Área de Produção: Responsável pela execução dos serviços no ambiente computacional da empresa. Tem como tarefas principais, manter o adequado funcionamento de servidores, redes e equipamentos em geral, execução dos softwares de produção, procedimentos de backups e controle e gestão de suprimentos de materiais de informática.


Independente do negócio, da visão da empresa, do seu porte, de seu núcleo, publico alvo, todas elas só terão uma fatia do mercado se forem bem estruturadas, se possuírem um bom planejamento e uma organização coerente, afim de manter todos os vínculos corporativos em perfeita harmonia, balanço e eficácia.

Organizar é colocar de forma sucinta o que foi planejado.

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