Controlar não é "ter posse e dominar" algo. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.
Controle é o processo de fazer algo acontecer da maneira como foi planejado para acontecer.
Segundo Litterer controle é: “Pode-se entender o controle como um processo de "direção e integração dos esforços necessários para atingir um fim composto por mecanismos de "feedback" que agem para garantir o desempenho e otimizar o fluxo dos recursos.”
(Litterer, 1977, p. 271)
Porque o controle é necessário:
- Suporte para enfrentar a mudança
- Ajuda criar ciclos mais rápidos
- Acrescenta valor por meio do feedback
- Unifica trabalhadores com formações e culturas diferentes (um exemplo ironico: Brasileiros e Argentinos, trabalhando na mesma empresa, associada ao esporte futebol.)
- Facilita o trabalho em equipe
Tipos de controles:
Controle Preventivo: Acontecem antes mesmo que a atividade de trabalho seja iniciada. Tem como objetivo prevenir que ocorram problemas, para evitar buscas por soluções.
Controle Concomitante: Focaliza o que acontece durante a execução do trabalho.Permite implementar ações corretivas durante o trabalho.
Controles de Feedback: São direcionados ao resultado final. Também utilizados para encorajar colaboradores de uma determinada área, com uma possível bonificação futura.
Controle interno: Conhecido como autocontrole. Pessoas tomam conta do seu próprio comportamento na função.
Controle externo: “O controle externo amplia o processo de controle em diversos modos. Ele envolve supervisão ativa dia-adia. Quando os gerentes interagem e trabalham uns com os outros, freqüentemente, descobrem coisas que precisam de correção, sugerindo ações para o seu aperfeiçoamento.”
(Schermerhor, JR, 1999)
Indicadores de desempenho
Um indicador de desempenho é um índice de monitoramento de alguma coisa mensurável.
Permitem manter, mudar ou abortar o rumo de ações, de processos empresarias, de atividades, etc. São ferramentas de gestão ligadas ao monitoramento e auxiliam no desenvolvimento de qualquer tipo de empresa. Alto desempenho atrai o sucesso, baixo desempenho leva para a direção oposta.
Também servem para mostrar se as estratégias implementadas funcionaram ou não, se há necessidade de mudanças de rumo, de planejamento. Indicadores apoiam decisões.
Os indicadores mostram resultados (bons ou maus), e a gestão resolve.
Função de controle para os profissionais de TI:
Finalmente é a hora de administrar tudo aquilo que se construiu anteriormente. O caminho da combinação de habilidades de gestores e de profissionais de TI é extenso, porém compensador. Um profissional de TI que consiga planejar ,organizar, liderar e controlar isso tudo é um profissional completo. Poderia dizer que é o profissional do futuro. O conhecimento e a capacidade de analisar informações em sistemas complexos aliadas a uma força de gestão capaz de controlar todos os sistemas que implementar, torna esse profissional uma pessoa de extrema efetividade no mercado de trabalho.
Um administrador de banco de dados, que consiga controlar precisamente todas as informações e dados de seu sistema de forma objetiva e clara é uma "mina de ouro" para qualquer empresa e qualquer profissional que almeja atingir uma ascensão em sua carreira.
O controle encerra o ciclo das funções do gestor e nos mostra que qualquer ambiente que possuir as quatro funções trabalhando em conjunto está suscetível e fadada ao sucesso. E logicamente quando estas funções são combinadas com outras habilidades, a obtençaõ de retornos positivos se amplia em uma escala muitas vezes maior.
0 comentários:
Postar um comentário